quarta-feira, novembro 30, 2005
Sexta e Sábado, dias 2 e 3 de Dezembro, na Juventude de Sanguedo
-Informo que a the "Bright Nights" já anunciada para sexta feira dia 2 de Dezembro, irá ser adiada para data ainda incerta, sendo que irei estar presente em um encontro de bandas na próxima Sexta e Sábado, dias 2 e 3 de Dezembro, a animar o antes, o durante e o depois desse evento! Próxima data para o XL Café a anunciar brevemente!
-Peço desculpa pelo equívoco!
Abraço!
segunda-feira, novembro 28, 2005
Estados de Espírito 9...
Música : New Dawn Fades
Álbum : Unknown Pleasures
Artista/Banda : Joy Division
Ano : 1979
Editora : Qwest
Download :
New Dawn Fades
A change of speed, a change of style
A change of scene, with no regrets
A chance to watch, admire the distance
Still occupied, though you forget
Different colours, different shades
Over each mistakes were made
I took the blame
Directionless so plain to see
A loaded gun won't set you free
So you say
We'll share a drink and step outside
An angry voice and one who cried
" We'll give you everything and more,
the strain's too much, can take much more".
Oh, I've walked on, run through fire
Can't seem to feel it anymore
It was me,
waiting for me
Hoping for something more
Me,
seeing me this time,
hoping for something else.
Abraço!
domingo, novembro 27, 2005
Sexta, 2 de Dezembro no XL Café
Álbum : Old World Underground, where are you now?
Artista/Banda : Metric
Ano : 2003
Editora : Everloving
download :
Wet Blanket
Dead Disco
Um olhar sobre a música, no sítio do costume...
ver localização
Abraço!
sexta-feira, novembro 25, 2005
Ups, they did it again...
-Pronto! Já não bastava que estes senhores, há coisa de dois/três anos atrás, terem tornado inaudível, pelo efeito de repetição, o Bohemian like you dos Dandy Warhols (sim, essa do 'cause I like you, 'cause I like you), eis que os senhores da Vodafone se lembraram de pegar em mais uma boa música para invadir os espaços comerciais dos mais diversos canais televisivos, e frequências de rádio! A escolha desta vez coube a Banquet do Bloc Party!
-Sendo até de louvar o bom gosto na música escolhida, sinceramente, não estou para levar (que remédio) com o jingle da música 100 vezes por dia! Porque é que os senhores da Vodafone não fazem, por exemplo, como os senhores da TMN, que vão buscar músicas a pobres diabos como os EZSpecial, ou como eles próprios já fizeram, escolher bandas como os Jet , os The Plot ou ainda o mestre do degredo em pessoa, David Fonseca? Pelos menos não vão estragar nada, porque as músicas já são más à partida, e para me cansar, prefiro me cansar de uma coisa má do que de uma boa! É que mais umas semanas, e é certo que já não consigo ouvir o raio da música!
Download :
Abraço!
segunda-feira, novembro 21, 2005
Estados de Espírito 8...
Música : Tiny vessels
Álbum : Transatlanticism
Artista/Banda : Death Cab for Cutie
Ano : 2003
Editora : Barsuk
Download :
Tiny Vessels
This is the moment that you know
That you told you loved her but you don't.
You touch her skin and then you think
That she is beautiful but she don't mean a thing to me.
Yeah, she is beautiful but she don't mean a thing to me.
I spent two weeks in Silverlake
The California sun cascading down my face
There was a girl with light brown streaks
And she was beautiful but she didn't mean a thing to me.
Yeah, she was beautiful but she didn't mean a thing to me.
Wanted to believe in all the words that I was speaking
As we moved together in the dark
And all the friends that I was telling
And all the playful misspellings
And every bite I gave you left a mark
Tiny vessels oozed into your neck
And formed the bruises
That you said you didn't want to fade
But they did and so did I that day
All I see are dark grey clouds
In the distance moving closer with every hour
So when you ask "was something wrong?"
You're damn right there is but we can't talk about it now.
No, we can't talk about it now.
"So one last touch and then you'll go
And we'll pretend that it meant something so much more
But it was vile, and it was cheap
And you are beautiful but you don't mean a thing to me
Yeah you are beautiful but you don't mean a thing to me...
Abraço!
sábado, novembro 19, 2005
Nem só de dEUS vive o Homem 2 - Bandas Belgas - Zita Swoon
(na foto : Zita Swoon)
-Os enigmáticos Zita Swoon, por entre mudanças de membros, mudanças de nome e mudança de editora, tiveram um início de história atribulado!
-Também conhecidos por serem a banda idealizada por Stef Kamil Carlens, antigo baixista, e membro fundador dos dEUS (1994), a génese da banda começou com o nome SKC Moondog, mas só com a sua segunda denominação, A Beatband, se estreiam com um registo sonoro, o EP Jintro travels the word in a skirt de seu nome, datado de 1993! Em 1995, acompanhando o súbito êxito de dEUS, gravam o seu primeiro LP Everyday I wear a greasy black feather on my hat, mudando novamente a denominação do grupo, desta vez para Moondog Jr.!
-Em 1996, Stef Kamil Carlens toma a decisão de abandonar os dEUS, para se dedicar em exclusivo aos Moondog Jr.! Entre os motivos para a sua decisão estão a insatisfação em relação ao seu papel no seio da banda e pelo "inferior" tratamento dado pela sua editora à sua banda, e a incompatibilidade de tempo para dedicar aos dois projectos em franco crescimento, para em 1997 adoptar finalmente a sua designação actual, Zita Swoon (Zita=intenso, Swoon=desejo)!
-O seu primeiro lançamento com o seu nome definitivo foi uma banda sonora, Music for Sunrise, para um filme mudo antigo! Seguiram-se I paint pictures on a wedding dress em 1998, Plage Tattoo / Circumstances em 2000, Life = A Sexy Sanctuary em 2001 e A Song About A Girls, seu último álbum editado, datado de 2004!
-Os Zita Swoon possuem a capacidade de se renovarem de álbum para álbum, e oferecer uma panóplia de sensações diferentes e com uma fusão de estilos musicais que podem ir da música electrónica, a influências e o uso de instrumentos mais clássicos, conseguindo, para além da sua música intensa, criar uma dinâmica peculiar e interessante nas suas texturas musicais! Sem dúvida um projecto fantástico!
Download :
My bond with you and your planet - disco
People are like slamming doors
Circumstances
Abraço!
sexta-feira, novembro 18, 2005
Sexta, 25 de Novembro no XL café
Álbum : Schizophonia
Artista/Banda : Rinôcérôse
Ano : 2005
Editora : V2 Records
Download :
Skin
Bitch
Claro está! A the "Bright Nights" é mesmo assim! Sem regras!
Aparece e diverte-te!
ver localização
Abraço!
quinta-feira, novembro 17, 2005
OK! Vocês queriam algo simples?
-No contexto pós 2ª Guerra Mundial, com o papel de disputa da "soberania mundial" destinado a Soviéticos e Americanos, deu-se origem à chamada Guerra Fria! Depois disso : golpes de estado, atentados, espionagem, venda de armamento, invasões...nada de novo!
-Desde aí, que ver americanos faltar ao respeito a outras culturas não é novidade nenhuma! Mas eis que surge mais uma situação caricata, desta vez no nosso país!
-Como todos devem ter sabido, no passado dia 3 de Novembro, teve lugar no Pavilhão Atlântico em Lisboa, a cerimónia de entrega dos MTV Europe Awards, organizada (não se deixem enganar pelo nome) pela estação televisiva Americana, a MTV! Cerimónia esta, em que o público, através de uma votação prévia, poderia escolher os seus grupos/artistas/músicas/clips (risque o que não interessa) preferidos para serem galardoados nas mais diversas categorias! Segundo a organização, foi um sucesso, correu tudo muito bem e imensas "estrelas" estiveram lá presentes!
-A questão que ponho é a seguinte : Terá mesmo corrido tudo bem?
-A minha resposta : Não!
-O último prémio da noite era para a categoria de melhor banda portuguesa, prémio esse só transmitido para a MTV Portugal, foi atribuído à banda "The Gift"! Seus elementos ficaram radiantes com a conquista, e deram as suas entrevistas nos bastidores, no fim do espectáculo, dando prioridade às "estrelas" (e que remédio tinham eles) que queriam ir rapidamente para a festa programada para depois da cerimónia, a acontecer no Buddha Lx! Dadas as entrevistas, os membros da banda de Alcobaça dirigiram-se então para a tal festa, sabendo que os seus nomes pertenciam à lista de convidados, mas não é que, para o seu espanto, não lhes foi permitida a entrada, acabando depois por se retirarem do local! Isso aconteceu, por não terem sido reconhecidos pelo produtor do evento, um senhor chamado Ben Yesed, pela parte da MTV!
-Maya (sim, a vidente), a relações públicas do bar, afirmou a intenção de pedir desculpas à banda pelo sucedido, acrescentando não ter responsabilidade no assunto, pois a organização pertenceu apenas ao canal televisivo em questão! Da parte da emissora musical, não se ouviu uma palavra pelo sucedido! Imagino se algo idêntico tivesse sucedido com a Madonna, ou com o Robbie Williams, se a história seria a mesma! Provavelmente reagiriam mal! Muito mal! Se bem que tal era inconcebível acontecer a "estrelas" de tamanho "calibre"!
-Como aperciador de música, não me poderia estar mais a marimbar se eles (The Gift) ficaram à porta ou não, pois a sua música nada me diz, e também não os conheço como pessoas! Como Português, detestei a atitude das pessoas ligadas a esse canal televisivo! O mínimo agradecimento que poderiam ter tido para com o nosso país, era ser atenciosos para com as bandas nacionais, pois conhecendo os portugueses, sei que tudo fizeram para que o evento fosse um êxito e para que todos fossem bem recebidos! Mas ao bom estilo Americano mostraram apenas arrogância e elitismo! Nós é que lhes deveriamos estar a agradecer o facto de podermos estar perto de enúmeras "estrelas", ou por nos estarem a dar opurtunidade de os ver berrar o nome do nosso país, ou por criarem um prémio para as nossas bandas!
-Aqui vai então : Obrigado MTV! Obrigado pelo nojo que me metem! Obrigado pelos vossos clichés e pelos vossos conceitos vazios! Obrigado por encaminharem novas gerações para a futilidade! Obrigado pela música de m**** que ocupa 90% das vossas transmissões! Muito Obrigado!
-Quanto aos The Gift : Ok! Vocês queriam algo simples? Pois bem que o tiveram!
Abraço!
segunda-feira, novembro 14, 2005
Estados de Espírito 7...
Música : Big Exit
Álbum : Stories from the city, stories from the sea
Artista/Banda : PJ Harvey
Ano : 2000
Editora : Island
Download :
Big Exit
Look out ahead
I see danger come
I want a pistol
I want a gun
I'm scared baby
I wanna run
This world's crazy
Give me the gun
Baby, baby ain't it true
I'm immortal when I 'm with you
But I want a pistol in my hand
I wanna go to a different land
I met a man
He told me straight
"You gotta leave
It's getting late"
Too many cops
Too many guns
All trying to do something
No-one else has done
Baby, baby ain't it true
I'm immortal when I 'm with you
But I want a pistol in my hand
I wanna go to a different land
Sometimes it rains so hard
And I feel the hurt in my heart
Feels like the end of the world
I see the children
Sharp as knives
I see the children
Dead and alive
Beautiful people
Beautiful girls
I just feel like it's the end of the world
I walk on concrete
I walk on sand
But I can't find a safe place to stand
I'm scared baby
I wanna run
This world's crazy
Gimme the gun
Baby, baby ain't it true
I'm immortal when I 'm with you
But I want a pistol in my hand
I wanna go to a different land
Abraço!
sexta-feira, novembro 11, 2005
"The Young Gods", XXY - Hard-club em 04.11.2005
"- Ouvi dizer que andaste a fazer um trabalho de pesquisa na Amazónia com o antropólogo Jeremy Narby.
- Sim, é verdade. Na altura foi muito importante para mim. Estive a tentar manter a união da banda e a ida para a Amazónia foi positiva porque me fez pôr as coisas em perspectiva...
- Estiveste em contacto com shamans ou?...
- Sim."
-Talvez tivesse sido a breveidade de resposta, ou então a forma repentina como evitou o meu olhar inquiridor, ou então uma infinitesimal mudança de expressão, algo me fez respeitar esse breve e súbito silêncio. Foi nesse instante que esse homem, esse artista por mim tão admirado operou mais uma das suas metamorfoses: ontem era divindade sublime, transformando o palco no "umbigo do mundo"; hoje tinha sido um desconhecido bizarramente familiar cuja presença calma e cordial convidava à amizade; agora era Franz Treichler, o talentosos e misterioso cantor da banda "The Young Gods".
-Foi em 1997, aquando do lançamento do álbum "Only Heaven", que pela primeira vez tomei contacto com a música desse grupo. Fui imediatamente arrebatado pela amálgama coerente de rock, texturas e sons electrónicos, psicadelismo visionário e experimentalismo sónico "avant-garde" presentes nesse trabalho.
-Curioso, entreguei-me à tarefa de conhecer a sua restante obra e verifiquei que todos os discos tinham algo em comum: a incessante procura de sons e abordagens novas.
-Este estilhaçamento de fórmulas, eterno movimento projectado para o futuro, tão incaracterístico nos nossos dias, esconde porém uma "matriz genética" perene oriunda tanto do "Acid-Rock" dos "The Doors" (influência de Jim Morrison em Frank Treichler) como da genialidade sónica de Jimi Hendrix (grande influência de Alain Monod) ou da crueza despojada dos "The Stooges".
-A música deste colectivo suiço explora o groove hipnótico; a fusão ritmo/melodia atravéz da manipulação electrónica das percussões; a energia da guitarra (neste caso samplada) e dos contratempos do rock clássico; os sons de baixos e pratos invertidos; o uso de "samples compostos" (obtidos por aglomeração de sons), a influência da música clássica e mais um interminável rol de técnicas, ritmos e sons.
-A voz, ora cavernosa e profunda, ora leve e melódica, promove o casamento perfeito entre palavras e os sons, atravéz de interpretações poderosas ao nível conceptual e emocional. As suas letras são misteriosas, imagéticas, insinuadas, cinéticas... tão inspiradas pelos abismos da alma como pelas montanhas de espírito.
-Oito anos passados e o primeiro contacto, a música dos "The Young Gods" continua a renovar-se a cada audição, ajudando-me a suportar melhor o Inverno longo e chuvosos da cidade do Porto!
-Este curto texto cuja intenção passava por fazer uma crítica ao concerto da banda no Hard Club viu-se, por força de um manifesto desiquilíbrio estrutural do seu autor, transformado numa fraca e redutora análise à musica da banda.
-Como única atenuante a este fracasso posso apenas invocar a intenção de que o texto funcione como despoletador da curiosidade dos que ainda não conhecem a sua música.
-Aos restantes, conhecedores dos discos e performances da banda, deixo apenas um pedido de desculpas e um telegráfico relato do concerto: Em início de tournée, os "The Young Gods" brindaram o público português com uma mescla de temas antigos e músicas ainda não editadas. Assistiu-se a uma performance poderosa embora possívelmente não tão exuberante quanto outras que tivemos a sorte de assistir no nosso país.
Escrito por : Nuno Malheiro
(na foto : The Young Gods)
Links associados :
Jazzu (projecto musical, pertrença do autor do texto, Nuno Malheiro)
Download:
-
Abraço!
quarta-feira, novembro 09, 2005
Nem só de dEUS vive o Homem - Bandas Belgas - Hollywood Porn Stars
(na foto : Hollywood Porn Stars)
-Sensivelmente a um mês de sermos visitados por dEUS (a 06-12-2005), tenho vindo a reparar nas boas bandas belgas (o chamado 3 B's) que existem por aí! Uma delas é, para mim, Hollywood Porn Stars!
-Esta jovem banda belga, que tem como elementos Anthony e Redboy (vozes e guitarras), Eric (baixo) e Benoît (bateria), começou a dar que falar por Bruxelas em 2002, através da sua demo intitulada Hollywood P$$$ Stars, e um ano mais tarde gravaram o seu primeiro EP, All in the S!x, para as editoras Sounstation/Bang!
-Donos de um rock energético e actual, juntamente com uma grande atitude em palco, foram somando concertos ao vivo e seguidores, ganhando o seu espaço, não só na Belgica como fora dela! Para isso também contribui o seu excelente álbum de estreia Year of the Tiger, lançado este ano pelas editoras Naïve/Bang!
-Menos cru e directo que o seu EP antecessor, este último assume uma postura mais art-rock com sonoridade mais refinada, sendo nítida a subida de maturidade do grupo de um álbum (2003) para o outro (2005), deixando-me bastante curioso por ver obras futuras!
-Deixo-vos com uma música de cada álbum para download:
Jack
Money
Abraço!
segunda-feira, novembro 07, 2005
Sábado, dia 12 de Novembro no Klub Nostra
-Diz-se que Nostradamus, tinha previsto o ataque terrorista de 11 de Setembro ao World Trade Center! Mas quase certo, é que isso não aconteça este Sábado no Klub Nostra!
-Na ressaca do despilfarro musical, a the "Bright Nights" volta a solo!
ver localização!
Abraço!
sábado, novembro 05, 2005
Estados de espírito 6....
Música : Sunday
Álbum : A thousand leaves
Artista/Banda : Sonic Youth
Ano : 1998
Editora : DGC
Download :
Sunday
Sunday comes alone again
a perfect day for a quiet friend
and you -
you will set it free
I see new morning around your face
everybody say it's another phase
and now -
now it's come to me
See the magic in your eyes
I see it come as no surprise
and you -
you turn your eyes away
Yeah you -
you turn it all away
I guess it's true it's never too late
still I don’t know what to do today
oh why -
can’t I set you free will
Well you -
do the same for me
Sunday comes and sunday goes
sunday always seems to move so slow
to me -
here she comes again
A perfect ending to a perfect day
a perfect ending what can I say
to you -
lonely sunday friend
With you -
sunday never ends
Abraço!
quinta-feira, novembro 03, 2005
Um presente...
DVD : The Complete Picture
-
Artista/Banda : The Smiths
-
Editora : Warner Bros.
-
Ano : 1992
-
-Sendo o dia de hoje, o dia em que comemoro o meu aniversário, que prenda melhor poderia eu ter recebido? Este era bom, mas melhor do que o DVD dos The Smiths, era impossível!
-Obrigado Xirimi!
-
Abraço!
What´s damaged?
Álbum : Return the gift
-
Artista/Banda : Gang of four
-
Ano : 2005
-
Editora : V2
-
-O ano de 2005 foi, entre muitas coisas, um ano para nos relembrar, o que é para mim, uma das principais referências do rock, e das mais injustamente ignoradas nos dias de hoje! Falo de Gang of four!
-Já foi bom terem editado este ano uma edição remasterizada de Entertainment, o primeiro, e o seu melhor álbum até agora, datado de 1979, mas para ainda maior regozijo dos seus apreciadores, acabam também de lançar este Return the gift!
-Não tendo nenhum original no seu alinhamento, tem como característica principal o facto de terem regravado uma selecção de temas já editados! E mais do que isso, dando-lhes um toque diferente! A musicalidade funk-rock de origem, é subtituída por uma abordagem mais rock! Sendo essa a principal diferença, parecendo pouco, não deixa de ser uma abordagem diferente e interessante de revisitarem a sua própria música!
-O álbum é editado também com um segundo CD, sendo este de remisturas, algumas bastante interessantes, de nomes como Ladytron, Yeah yeah yeahs, The Others, Dandy warhols, The Rakes, entre outros!
-Um bom presente por parte desta banda, que desde o revivalismo rock desta década, voltou a ser respeitada, e que, 28 anos depois de a banda se ter formado, o seu som continua actual e capaz de captar a atenção de novos seguidores!
-
Download :
-
Abraço!