Sugestões para este Natal - Parte 3
Álbum : You are the Quarry
Artista/Banda : Morrissey
Ano : 2004
Editora : Attack / Sanctuary
Enquanto The Smiths vão deixando saudade, o mesmo não se poderia dizer dos álbuns de Morrissey, até que de uma morte criativa previsível, lá regressou com este You are the Quarry, o seu melhor álbum a solo! A grande diferença reside nos músicos capazes (finalmente) que o acompanham, fazendo com que a sua poesia soe outra vez a (boas) canções! Melhor, só mesmo acompanhado pelo Johnny Marr...
Álbum : B-Sides & Rarities
Artista/Banda : Nick Cave & The Bad Seeds
Ano : 2005
Editora : Mute
E não é que este Senhor (repare na letra maiúscula), resolve brindar-nos não com um, não com dois, mas sim com três CDs!! (57 músicas) com raridades que vão desde versões, músicas de bandas sonoras, inéditos, etc.! Imperdível para todos os fãns!
Álbum : Oh No
Artista/Banda : Ok Go
Ano : 2005
Editora : Capitol
São de Chicago, mas poderiam muito bem ter vindo de Nova Iorque porque têm um pouco de The Strokes, ou de Oxford, porque têm um pouco de Supergrass, ou ainda de Colchester porque têm um pouco de Blur! Os Ok Go são assim! Têm um pouco de tudo, e como as influências são boas, o resultado é previsível: um grande álbum de pop-rock!
Álbum : Twice the Humbling Sun
Artista/Banda : Old Jerusalem
Ano : 2005
Editora : Bor Land
Francisco Silva é provavelmente o melhor songwriter Português da actualidade! E volta a prová-lo neste seu segundo álbum! O minimalismo musical e o poder da voz e da escrita, ganham claramente à predominante tecnologia! Para ouvir com os ouvidos e com o coração!
Álbum : Wind in the Wires
Artista/Banda : Patrick Wolf
Ano : 2005
Editora : Tomlab
Este jovem prodígio irlandês é também um fantástico songwriter, e lançou também o seu segundo álbum! Neste caso, Patrick Wolf, para além da voz, interpreta e domina os vários das suas músicas! Influências clássicas e tradicionais com um toque muito pessoal, fazem deste álbum um dos mais interessantes deste ano!
Álbum : Want Two
Artista/Banda : Rufus Wainwright
Ano : 2004
Editora : Geffen
Continuando nos songwriters, temos o Nova Iorquino Rufus Wainwright, que com o piano como intrumento de base (apsar de não se limitar a isso), dá-nos emoções e desilusões ao jeito boémio do cabaret! Homossexual assumido e crítico da chamada "cultura gay", consegue permanecer fiel ao seu propósito de ser ambíguo musicalmente, sendo constante vítima de forçadas conotações de críticos musicais!
Álbum : Sonic Nurse
Artista/Banda : Sonic Youth
Ano : 2004
Editora : Universal / Geffen
Um dos casos mais sérios de longevidade na história do rock! Não pelo tempo, mas pela qualidade e pela insistência em não se deixarem derrotar pelas normas da indústria musical! E este Sonic Nurse, não foge à regra! São um Exemplo a seguir por qualquer banda que se preze!
Álbum : The Cure
Artista/Banda : The Cure
Ano : 2004
Editora : Geffen
Mais intermitente tem sido o percurso dos The Cure que poucos álbuns de originais têm lançado desde início da década de noventa! O último é este ternurento e sincero The Cure! Longe do som de Three Imaginary Boys e de Pornography é certo, mas mostraram capacidade de se reinventar e de ainda serem capazes de fazer bons álbuns!
Álbum : The Others
Artista/Banda : The Others
Ano : 2004
Editora : Mercury
Andava a imprensa escrita inglesa demasiado preocupada em louvar os Libertines, que nem reparam que uma banda consideravelmente melhor lançava o seu álbum de estreia! College rock dinâmico e agressivo são os perdicados desta promissora banda!
Álbum : Pretty in Black
Artista/Banda : Raveonettes
Ano : 2005
Editora : Columbia
Ao terceiro álbum, os Dinamarqueses Raveonettes conseguem finalmente demarcar-se do rótulo imposto de soarem demasiado a The Jesus and Mary Chain, encontrando um som mais próprio! Boas músicas que vão da pop mais relaxada, ao rock em jeito de pista de dança!
Álbum : Justamustache
Artista/Banda : Thunderbirds are Now!
Ano : 2005
Editora : French Kiss
De Detroit, este colectivo apresentam rock directo, eléctrico e altamente dançável, com algumas incursões pela electrónica! Sem espinhas!
E são estas as sugestões "the Bright Nights" para este Natal! Se por acaso está a pensar adquirir todos os álbuns, aconselho-o a ter umas meias maiores para caberem todos! Um Feliz e Santo Natal são os votos de toda a equipa (eu) deste blog!
Abraço!
2 Comments:
Fico então à espera de um destes. Da Parte 3 não tenho mesmo nenhum.
sexta-feira, dezembro 23, 2005 6:47:00 da tarde
Depois do aristóteles, fica aqui o segundo repto lançado pelo rps! Quem lhe oferece um destes álbuns?
sexta-feira, dezembro 23, 2005 9:11:00 da tarde
Enviar um comentário
<< Home