Sobre tudo o que você queria ouvir ... ou não?

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Sugestões para este Natal - Parte 1

Se está a pensar prendar-se, ou prendar alguém com um CD, talvez as sugestões "the Bright Nights" possam ajudá-lo! Por ordem álfabética dos artistas/bandas (porque isto não é um Top), eis as minhas escolhas de álbuns referentes a 2004/05 :


Álbum : Feels

Artista/Banda : Animal Collective

Ano : 2005

Editora : Fat Cat





Melodias e espaços sonoros virtuosos, que convidam a viajar, é o que nos oferece esta jovem mas madura banda Nova-Iorquina. Para fechar os olhos e deixar a música fazer o resto...


Álbum : Funeral

Artista/Banda : Arcade Fire

Ano : 2004

Editora : Merge






Considerado pela generalidade da da imprensa escrita Europeia como o melhor álbum de 2005! Eu até concordava, não tivesse o álbum visto a luz do dia pela primeira vez em 2004!! Numerosa banda Canadiana, afirmou-se no panorama mundial através de magnificos concertos ao vivo, e com as músicas de "Funeral", um álbum simplesmente obrigatório!


Álbum : Noise

Artista/Banda : Archive

Ano : 2004

Editora : East West






Grupo Londrino, os Archive intitulam-se como um conjunto de trip-hop (O que para mim é um bocado discutível), lançam o seu melhor álbum desde a sua formação em 1994! Melodias simples, mas bem estruturadas, aliadas a letras fortes, emotivas e directas, são os seus principais atractivos!


Álbum : Bang Bang Rock & Roll

Artista/Banda : Art Brut

Ano : 2005

Editora : Fierce Panda





Se gosta de rock, e vive sempre stressado, de um lado para o outro, e tem pouco tempo para ouvir música?! Pois este é o álbum certo para si! Músicas de pouca duração, concentrando e conservando o atrevimento, os clichés, a agressividade, o dançável e a espontaneidade do bom rock! Acho que o título do álbum não engana...


Álbum : Future Perfect

Artista/Banda : Autolux

Ano : 2004

Editora : Red Ink






Os Autolux têm o condão de ser das poucas bandas Californianas que eu aprecio. Muitas vezes apelidados como os novos Sonic Youth, discordo do rótulo por achar que há originalide suficiente para o contrariar! Disfuncional, taciturno e intenso são adjectivos que ocorrem frequentemente na audição de Future Perfect, o seu promissor álbum de estreia.


Álbum : Silent Alarm

Artista/Banda : Bloc Party

Ano : 2005

Editora : Vice






Álbum de estreia dos Londrinos Bloc Party, que provavelmente se tivesem incluído Portugal na sua tournée (recusaram ir ao Festival Paredes de Coura), teriam sido um fenómeno à escala de um Franz Ferdinand, porque reúnem muitos dos predicados que lhes são atribuídos! Fora do nosso país, o seu sucesso é maior, pena é ter-mos que "aturar" a Banquet nos anúncios da Vodafone...


Álbum : Open Season

Artista/Banda : British Sea Power

Ano : 2005

Editora : Rough Trade





Segundo álbum deste colectivo inglês, que apresenta um indie pop-rock intenso e introspectivo! Bom álbum para passar os Invernos!


Álbum : Clor

Artista/Banda : Clor

Ano : 2005

Editora : EMI






Os Clor vêm de Inglaterra, e apresentam-nos um interessante álbum de estreia. Um estilo club alternativo, com influências que vão do rock a sonoridades mais electrónicas, é uma boa alternativa para quem, como eu, ficou desiludido com o segundo álbum dos !!!, "Louden Up Now"!


Álbum : Vol. I

Artista/Banda : Dead Combo

Ano : 2004

Editora : Transformadores






Excelente projecto que se distingue no deserto de idéias que é a música Portuguesa no seu geral! Som urbano-depressivo instrumental, como saídos de uma banda sonora de um filme por inventar! Começa a chamar a atenção da imprensa estrangeira!


Álbum : You're a Woman, I'm a Machine

Artista/Banda : Death from Above 1979

Ano : 2004

Editora : Last Gang/Vice




Os Canadianos Death from Above 1979, com apenas dois elementos ( Sebastien Grainger na voz e na bateria, e Jesse Keeler no baixo e nos sintetizadores), não se ressentem disso, dando-nos rock electrizante e agressivo! Tiveram uma passagem bastante positiva pelo Festival Paredes de Coura 2005.


Abraço! (Continua...)



7 Comments:

Blogger lp@wonderland said...

Pelo menos três destes ofereceria de certeza, Arcade Fire, Archive e Bloc Party, os outros não conheço tão bem, mas a avaliar pelo que conheço dos teus gostos acredito que são bons.

quinta-feira, dezembro 22, 2005 7:49:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Quem estiver a pensar oferecer-me os Archive, saiba que não o encontro em lado nenhum. Boa prenda, portanto!

quinta-feira, dezembro 22, 2005 9:16:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

O aristóteles lançou aqui um repto!
Quem se oferece?

quinta-feira, dezembro 22, 2005 10:11:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

É defenitivamente uma das melhores bandas deste ano!

sexta-feira, dezembro 23, 2005 5:43:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Eu era só para vir aqui dizer que os DFA1979 eram os maiores...mas depois de ver a lista, tb posso dizer que tu, bruninho, tb és o maior. Arcade Fire, Bloc Party, Clor...e muito muito mais!
Bom natal *

sábado, dezembro 24, 2005 7:31:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Ah esqueci-me! Old Jerusalem...também!

sábado, dezembro 24, 2005 7:32:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

É isso! Grande Maria! Só tu me compreendes! :)

sábado, dezembro 24, 2005 11:16:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home