Sobre tudo o que você queria ouvir ... ou não?

terça-feira, outubro 11, 2005

Eu tenho um pesadelo...


"Eu tenho um pesadelo, de que um dia acordo, ligo a televisão, e vejo que o candidato presidencial, o Dr. Manuel Alegre, escolhe Pacman, dos DaWeasel, para mandatário da juventude da sua candidatura! E em Janeiro próximo, após o acto eleitoral, o Dr. Manuel Alegre ganha na primeira volta, e, usando a sua influência junto do novo presidente eleito, todos seremos obrigados a ouvir a música do grupo a que pertence esse "cromo" (o da fotografia), todos os dias durante o próximo mandato presidencial!"


Sinceramente! Não acredito que uma pessoa com o passado e a cultura do candidato presidencial em questão, não tenha arranjado melhor (nem peço tanto, não tão má, pronto) para ser o rosto da juventude que ele pretende para o nosso país!

Esse "caramelo" encarna sim, o espírito juvenil que se pretende erradicar!
A começar pelo facto de emprestar voz ao anúncio do McDonalds ("I'm loving it", earning money is so good), mostrando a rendição às grandes superfícies comerciais, aos franchisings e a globalização não sustentada, que ajudam a criar desigualdades sociais pelos postos de trabalho precário que criam, e não só (eu considero essa empresa um símbolo do que elas representam), e à impaciência cada vez mais enraizada nas gerações futuras! Não é o sobre o que tens mas quando o vais ter! Um suposto "hip-hopper", julgo eu na minha ignorância, deve ser um denunciador de males e não uma pessoa que alinha com esses mesmos males! Não soube manter a insenção e a dignidade de um verdadeiro crítico social (que alega ser, pelo pretensiosimo implícico das suas letras, assim se assume)! É um vendido!

Depois já irrita o facilitismo e a leviandade ao usar o tema das drogas e da sua ostentação de "streetwear" com motivos "canabinóides"! Até porque o "gajo" diz que não as consome, se lhe preguntarem (apsar de não negar o seu passado ligado às drogas, mas não é por aí)!
Ou seja! Das duas uma! Ou o "dread" é "enganador" porque apela a um estilo de vida que não practica, provavelmente porque isso o faz ganhar $$$ (he's loving it); ou então, e metendo igualmente nojo, é uma pessoa oca e de uma incrível futilidade, porque parece que, na sua vida pública e pessoal, uma das coisas mais importantes na vida, é fazer do consumo de drogas, a sua "bandeira"! Pelo menos pela quantidade de vezes que apela, directa ou indirectamente a isso, parece! Eu sou a favor da despenalização das drogas leves! Mas acho que são esses "enbandeirados" que atrasam a compreensão e a percepção das pessoas (no seu geral) em relação a essa problemática! Não é a chatear e a tentar chocar as pessoas com menos informação, nem a atraír adolescentes para esse fácil caminho de aceitação que se vão mudar as coisas! É com informação e a boa informação demora tempo a maturar! É um hipócrita ou um fútil! Escolha você esta!

Depois, o nível da sua escrita... Ui! É fantástico! Isto devia estar em qualquer manual escolar! Desde o nível primário, até ao superior! Por isso é que este país não desenvolve, porque temos talentos como este, que não têm o devido crédito! Reparem: "...Trata-me bem – eu juro que suo sangue por ti \Faz a coisa certa como o Spike Lee \Podes usar e abusar tipo brinquedo favorito\ Mas tem cuidado, por favor, não o deixes partido… \Dou-te tudo o que puder, tudo o que tiver \O que não tiver tiro aos deuses para a minha mulher!\ Roubamos um foguete, vamos dar uma volta até à Lua... ", bom não é? A verdadeira "linguagem das ruas"! E agora isto:"...Pára para pensar em quem se decide idolatrar \gigantes com pés de barro, bombas-relógio prestes a estourar \beldades subdotadas começam na novela \e depois de um mês de trabalho ou caralho tão na grande tela..." senhoras e senhores, um grande poeta português! Para acabar, mais um cheirinho:"... Filha da puta do carocho só faz é merda”!!! \Vai fechar a loja mas o puto não comprou nada...", simplesmente genial! É um poeta de treta é o que é!

As únicas razão (in)visíveis, para mim, para a escolha desse "senhor", só podem ser as seguintes: as personalidades sérias (músicos, ou não), quiseram se manter dessa maneira, e como tal, não quiseram ser associados de maneira nenhuma a qualquer acto político, de maneira a preservar a sua isenção (porque a política não torna ninguém credível, triste mas verdade); ou foi pela tentativa de cativar o eleitorado mais jovem! Mas o que se esqueceram, é que o grosso de fãs dos DaWeasel, das duas uma! Ou ainda não têm idade legal para votar, ou então rasgaram o cartão de eleitor para fazer filtros...

Foi esse o melhor que arranjaram?

Notícia na Rádio Comercial
Pacman (no seu melhor)

Abraço!

22 Comments:

Blogger salomé said...

Da Weasel movimentam massas. E essas fazem movimentar outra massa... será por isso? Mas não exageres quanto ao sr. Pac tem a sua piada. Começando pelos olhos... (tu a falares de coisas sérias e eu a pensar em olhos)

terça-feira, outubro 11, 2005 10:34:00 da manhã

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

Então eu escolho a pior foto que encontrei dele, e ainda dizes que ele tem piada...assim não dá! Eu acho que as massas precisam de saber porque se movimentam em primeiro lugar e em segundo para onde! Quanto ao exagerar prima, talvez tenhas razão! Já adicionei um link no fundo do post para me redimir! Afinal,o Pacman não é assim tão mau...

terça-feira, outubro 11, 2005 12:04:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

E descpnfio que, se alguém lhe perguntar que caminho devem seguir os jovens, ele provavelmente ele responderá: -"Tudo para o café fumar berlaites!"

terça-feira, outubro 11, 2005 12:24:00 da tarde

 
Blogger Fil said...

Eu tenho medo deste senhor, por causa do «... ola nina quero tratar de ti...», no minimo ... morbido ;P

terça-feira, outubro 11, 2005 4:43:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Triste. Melhor, no entanto, que o menino Tonecas ou -pesadelo dos pesadelos- qualquer dos membros dos Dzrt.

terça-feira, outubro 11, 2005 6:05:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

É verdade! Mas o Tonecas ainda me dá esperança, pois ainda é um miúdo! Se não se deixar corromper, irá, de certo, ser um belo mandatário da juventude no futuro!

terça-feira, outubro 11, 2005 6:25:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Novo album dos Doninhas em Janeiro.
Packman cantará o poeta Alegre.
O disco venderá bué.
Dinheiro em caixa.

terça-feira, outubro 11, 2005 11:33:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

Acredita rps! Há odios de estimação que tenho na música nacional! Não pela música, mas pela postura e pela hipócrisia! Este personagem é um deles!

quarta-feira, outubro 12, 2005 1:02:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

no que este se tornou...
triste é a palavra certa!

quarta-feira, outubro 12, 2005 1:39:00 da manhã

 
Blogger mPm said...

enfim... que dizer?!!!

quarta-feira, outubro 12, 2005 4:22:00 da tarde

 
Blogger Elentári said...

Lamento, eu gosto dos Da Weasel.
Acompanho-os desde o início (desde a Yen Sung)e admiro bastante a estrutura que está montada em torno deles.
Prefiro os trabalhos mais antigos, mais "puros" (e nem tudo), mas não podemos negar que actualmente são um verdadeiro caso de sucesso nacional.
Questionem-se porque é que vendem tanto e porque é que têm cada vez mais fãs... (qualidade à parte, claro!).
Quanto às letras, nem sei bem quem as escreve, mas o certo é que quem o faz sabe que o tem de fazer não com pretensões poéticas mas de forma a chegar ao mundo dos putos que é retratado nas canções. Esses putos falam assim. No buraco de onde os Da Weasel saíram fala-se assim. Os putos querem ouvir gajos que falam como eles, que falam das cenas deles, não estão para erudições de rima e ritmo complicados. E estes putos vão dos 10 aos 30 anos.
E os Da Weasel vendem, vendem, vendem... Porque é que as pessoas compram? Porquê este grupo e não outro, tantos devem ter tido as mesmas opurtunidades e não vingaram...
As escolhas das massas reflectem os valores, atitudes e interesses de uma época.
As opções de um candidato (como o Manuel Alegre) querem ir de encontro às escolhas das massas.

Quanto a mim a escolha de Manuel Alegre não é nenhum escândalo, não é nada de admirar. Trata-se apenas de uma opção para ter mais votos dos jovens. E dos negros.

quarta-feira, outubro 12, 2005 6:15:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

FICA A SABAR QUE EU NÃO ALTERO UMA VÍRGULA!!!!! OUVISTE!!!! UMA VÍRGULA!!!!!
Brincadeiras à parte Elentari, premite-me retorquir!
Quanto à estrutura, como já falei, não a admiro! Trata-se de vender um produto, estériotipado e já testado em outros países, que é a de chegar a um mercado "alternativo" juvenil, em que a atitude é a imagem de marca! Não que haja algum mal nisso! Mas não me fodam... não é inocente! É hipócrita e intencional! Não é como uns "Ramones", por exemplo, que tudo o que queriam fazer era tocar umas guitarradas, e curtir! O certo, é que cada vez mais artistas, porque o mercado assim os obrigam, perdem ou abandonam o ideal base dos seus projectos, para adoptarem uma postura de mercado! Não é sobre a música, mas sim, como fazer música e criar um conceito à volta do grupo que seja atractivo! Vejamos! É que deve ser difícil ganhar a vida como músico, e depois estarmos sujeitos a ter um emprego "normal"! Daí a opção! Concordo contigo quando dizes que o "material" antigo era melhor(e acrescento o francamente)! Mas DaWeasel actual não é música para mim! É um conceito de "laboratório", pensado para gerar mais receitas! Compreendo que consigas diferenciar esse aspecto, e gostar da sua música! Mas este post, trata de associar um "personagem" (Pacman) à falta de qualidades para ser um representante, e um exemplo para a juventude portuguesa! E isso eu não consigo seperar! A música, do princípio que move a sua criação! E o exemplo que este gajo dá, e acho que já teve outros valores pelo menos publicamente, é que "Não façam por gosto, mas porque vos dá $$$"! Quanto ao reflectir, aí estou completamente em desacordo contigo! Não quando deizes que reflecte, porque o povo é quem mais "ordenha"! Mas , como também já tinha escrito, os políticos e pessoas ligadas a ela, não devem ir só pelo povo, mas ter a audácia de lhes mostrar algo diferente! Criar referências sérias e dignas de seream admiradas! Este o "personagem" em questão, reflecte para mim, bastantes "podres" que se devem irradicar da nossa mentalidade! Tal como uma mentira repetida muitas vezes, não é verdade, o facto de este "cro-magnon" reflectir a realidade, não quer dizer que esteja certo! Uma coisa são valores, outra populismo! E quando isso se perde, é muito grave! É quase como dizer que a Fátima Felgueiras não deveria estar em prisão preventiva, porque a maioria do pove de Felgueiras não quer! Quanto há questão de cativar votos, concordo que é uma estratégia! Mas issó, e é triste, é algo que nos vamos habituando a ver já com alguma inércia! Mas não significa que esteja correcto, e é disso que o meu post trata! E por falar em linguagem de "buraco", analisa as letras mais antigas, e compara-as com as recentes! Acho que vais notar uma diferença de linguagem, só para reforçar a minha idéia, e diz-me, sinceramente, se os gajos não são uns vendidos!
Atenção, que isto não visa ofender os gostos, nem as pessoas que gostam de DaWeasel! É a minha opinião sobre como eu vejo a escolha do candidato Manuel Alegre! Qualquer pessoa tem o direito de se vender a seu bel-prazer e não teho nada com isso! Mas, fodasse! Não fazam disso um exemplo...
Abraço!

quinta-feira, outubro 13, 2005 2:20:00 da manhã

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

Desculpa os erros, mas só dormi duas horas hoje! Mas acho que dá para preceber!

quinta-feira, outubro 13, 2005 2:28:00 da manhã

 
Blogger Elentári said...

Para quem dormiu só duas horas escreveste bué!!!
Fazes bem em não alterar uma vírgula, mostras carácter!
Mas eu também não altero! :)
:D

quinta-feira, outubro 13, 2005 7:46:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

AI É!!! ENTÃO, EU NÃO ALTERO UMA VÍRGULA, NEM...NEM UMA FRASE!!! E AGORA!!!

quinta-feira, outubro 13, 2005 7:59:00 da tarde

 
Blogger Elentári said...

pois eu é que não altero nada de nada e não falo mais para ti!!!!
:D

segunda-feira, outubro 17, 2005 6:11:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

AI É! Eu também não falo, e és feia! Toma...

segunda-feira, outubro 17, 2005 9:41:00 da tarde

 
Blogger Elentári said...

E tu és mau e eu não venho mais aqui! :P

terça-feira, outubro 18, 2005 12:12:00 da manhã

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

E tu cheiras mal! Nhã nhã nhã nhã! E não te deixo mais brincar com os meus brinquedos, e não jogas mais à bola com os meus amigos!

terça-feira, outubro 18, 2005 2:21:00 da manhã

 
Blogger Elentári said...

E tu tens pulgas! E eu vou dar-te com os teus brinquedos na cabeça! E os meus amigos vão roubar a bola aos teus, e vão devolvê-la com uma bomba lá dentro!!!

terça-feira, outubro 18, 2005 8:46:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

Agora fiquei triste...Buá... :(

quarta-feira, outubro 19, 2005 12:23:00 da manhã

 
Blogger Elentári said...

Pronto, pronto, não chores mais. Eu nem sei fazer bombas...
Pára, pára, senão também choro.
Buuuáááá

quarta-feira, outubro 19, 2005 5:50:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home