Sobre tudo o que você queria ouvir ... ou não?

sexta-feira, setembro 02, 2005

Os "Zés" das "Medalhadas"




Na fotos : Presidente da Republica Portuguesa Sr. Jorge Sampaio e os U2 (canto superior esquerdo)

Bono Vox , vocalista dos U2, e o Presidente da Républica Portuguesa Sr. Jorge Sampaio (canto superior direito e em baixo, pela mesma ordem)

Feitas as apresentações, e aproveitando que toda a gente se conhece, a banda irlandesa U2 foi condecorada pelo Presidente da Republica no passado mês de Agosto com a Ordem da Liberdade, aproveitando a sua passagem por terras lusas para o fazer!

A minha pergunta é:

É meretório?

A minha resposta:

Poderia ser!

Existem por certo inúmeros cidadãos anónimos por todo mundo com mais mérito do que eles certamente! Pessoas "sem rosto" que, através de ONG's ou associações do género, estão onde os problemas realmente acontecem a tentar realmente fazer alguma coisa! É facil falar de certos assuntos quando temos um lugar priveligiado na sociedade, mas para um activista, como Bono Vox diz ser, é preciso muito mais do que andar a "brincar" às profecias, porque é! Toda a gente fala com a barriga cheia!

Estou farto de ver gente a tentar promover-se à custa da desgraça dos outros, principalmente usando a música para o fazer!

Sobre o Live 8 e coisas do género?

Acho muito bem que se façam e é uma maneira de os músicos retribuirem uma pequena percentagem daquilo que lhes é retribuído pelas pessoas, mas não estou a ver nenhum dos participantes a dizer: -"Desta vez vamos ficar num Hotel mais modesto e abdicar das nossas exigências normalmente estravagantes, visto ser um espectáculo de beneficência! Aqueles miúdos precisam do dinheiro!"

Deixemo-nos de tretas!

O que certos músicos querem é publicidade, ponto final! E temos um presidente que compactua nisso, porque também a quer, seja por motivos partidários, pessoais, nacionais, não sei. Agora! Não foi por justiça que essas condecorações são atribuídas!
E no fundo é ele o maior responsável por esta injustiça!

Detesto música pretenciosa!

E com estas coisas detesto-a ainda mais!

A questão da justiça? Se eles a receberam, também muitos "Zés" ou "Marias" anónimas que trabalham arduamente para realmente fazer a diferença, mesmo abdicando de uma vida própria e fazendo muito onde não parece haver muito a fazer, coisa que eu não vejo U2's e gente do género a fazer! Porque é bom ter conforto e dinheiro!

Não me interpretem mal! Eu acho bem que existam pessoas que chamam a atenção das outras publicamente, denunciando e criticando o que de mal existe na condição humana! Sou contra é gente que não sabe estar no seu devido lugar!

Se eles tem uma "medalha", dêm duas ou três a quem as realmente merece, para que os portugueses se possam inspirar em verdadeiros exemplos,e para sentirem que têm um país que os respeita e admira por tudo o que fazem! Mas se voltarem a condecorar músicos, pelos condecorem um que tenha a educação de tirar o chapéu!

Os músicos que sejam só músicos e que a sua obra fale por si!

Abraço!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em relaçaõ aos U2, axo k eles merecem pelo menos parte dessa medalhas. Para além da música, a sua participação em campanhas de ajuda humanitária é um exmeplo a seguir e julgo q usarem a sua imagem para promoverem esse tipo de eventos pode vir a ser relevante.
Mais artistas deviam fazê-lo, no entanto, nem tanto ao mar, nem tanto á terra, n deixas de ter razão em relação aos zés e as marias... mas tb nesse ramo, o mais gratificante é a ajuda k damos e n as medalhas k recebemos, isso é secundário.
E agora, sem nenhuma relação com o post em questão, isso n será novidade para amantes de música colados na net mas recomenda-se www.ubl.com ; selecciona um conj de sites sobre uma dada banda (oficiais ou n)q reune tudo o que queiram saber, é só ter tempo e paciencia de procurar bem

domingo, setembro 04, 2005 5:05:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

Tens razão no aspecto de dizer que é secundário! Apenas me irrita a importância demasiada que lhes foi dada! Mais um golpe publicitário de quem nos governa do que outra coisa! O Bono Vox é o único que me lembre que dê a cara como "activista"! Se calhar era o único que fazia sentido ser distinguido! Acho que ouve um aproveitar de publicidade extra! Os U2 não precisam desse tipo de cerimónias para se promoverem! Se calhar dei erradamente a impressão que a minha indignação partia deles e não do nosso Presidente!

terça-feira, setembro 06, 2005 1:42:00 da manhã

 
Blogger Elentári said...

gostei muito do teu post Bruno, em especial porque concordo contigo quando falas dos "Zés" e das "Marias" que fazem muito mais pela sociedade do que dizer frases bonitas e estar no sítio certo à hora da fotografia.

Fora do contexto dos U": sempre achei que um programa de televisão interessante seria acompanhar o dia-a-dia de cidadãos comuns escolhidos aleatoriamente, principalmente aqueles que têm que contar tostões para poderem criar filhos decentemente. Além dos Zés e das Marias que realizam o trabalho social de que falaste. Era giro ver gente a sério a dar o exemplo, em vez de se adormecer o povinho com lixo tipo quinta das celebridades.

quinta-feira, setembro 08, 2005 8:37:00 da tarde

 
Blogger Elentári said...

Não é U", é U2. (peço desculpa, deixei o dedo colado nas teclas...)

quinta-feira, setembro 08, 2005 8:38:00 da tarde

 
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

Isso faz-me lembrar outra questão! A de termos dois canais de televisão, um dos quais a Tv2, que deveria ser mais direcionada para esse tipo de casos, e não o é! Mas o serviço público em Portugal é o que todos sabemos! Eu também gostaria de ver mais informação nos canais públicos, porque é a sua obrigação, sobre isso!

quinta-feira, setembro 08, 2005 9:46:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home